Notícias Fotos Guia do Aluno Teste Vocacional Metodologia ENEM Links
 
 
 
     
 

GUIA DO ALUNO:

Apresentação

Este guia tem por finalidade orientar e informar os alunos e seus pais ou responsáveis sobre a estrutura e funcionamento do Colégio Anglo - Araraquara.

Uma das tarefas fundamentais da escola é fornecer informações suficientes para orientação de seus discentes quanto ao seu comportamento. É claro que os jovens devem pensar por si mesmos, tendo sua própria personalidade, mas, por outro lado, não podem esquecer as regras que norteiam toda a estrutura social. Existem direitos e deveres que, aprendidos desde a infância, levarão os nossos jovens ao processo completo de integração social.

Esperamos que os alunos do Anglo - Araraquara tenham este guia sempre à mão para eliminar as dúvidas que, porventura, venham a ocorrer durante o processo de aprendizado em nossa escola.

Sistema Anglo de Ensino

O Sistema Anglo de Ensino foi criado com a finalidade de dar suporte ao trabalho das escolas que compõem a estrutura Anglo na formação de pessoas aptas ao exercício consciente e amplo da cidadania.
Neste processo, é imprescindível a participação dos pais, por meio do diálogo constante na convivência familiar.

Senso de Organização

Na vida há tempo para tudo: a sabedoria está em conseguir distribuí-lo. Os pais podem colaborar e muito para manter o equilíbrio entre as atividades de seus filhos: estudo, lazer e atividade física.

Estímulo para o Estudo

O estímulo para o estudo acontece tanto na escola como em casa.
O lazer bem orientado e a prática esportiva regular são indispensáveis para o equilíbrio emocional.
Alimentação correta, número adequado de horas de sono e ambiente familiar solidário são importantes para a saúde e o bem-estar dos jovens.
A colaboração dos pais é decisiva para garantir o sucesso dos filhos na escola.

Estudo em casa

Marca registrada do Anglo: aula dada, aula estudada. No Ensino Fundamental, ao final de cada aula da apostila-caderno, estão inseridas tarefas que reforçam o aprendizado dos temas estudados em classe e preparam para a compreensão das aulas seguintes. No Ensino Médio, ao final de cada aula, existem as tarefas mínimas e complementares, as quais devem ser trabalhadas pelos alunos em casa.

Como se Estuda uma Aula?

No Ensino Fundamental, o aluno deve realizar as tarefas que se referem ao essencial da aula. No Ensino Médio, estuda-se realizando as tarefas mínimas e complementares diariamente e revisando o conteúdo ministrado no dia. Está tudo explicado. Se o aluno não resolvê-las diariamente, a escola deixa de se responsabilizar pelo seu desempenho.

Estudante Criativo e Versátil

Um empenho constante: desenvolver a criatividade dos alunos, a capacidade de enfrentar com sucesso situações novas e a formação de conceitos de ética e cidadania.
Pretende-se, no final de cada ciclo de Ensino Fundamental e Médio, que os alunos do Colégio Anglo estejam aptos a organizar ideais, estabelecer relações, interpretar dados, elaborar hipóteses, exprimir-se com clareza e utilizar o conhecimento de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.

Horário de Aulas

A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar. O aluno deve estar no Colégio pelo menos 10 minutos antes do início das aulas para que, ao soar o sinal, esteja dentro da sala para o início da primeira aula.
O aluno que chega sempre no horário e participa de todas as aulas, acompanha melhor o andamento e a seqüência da matéria.

Educação Infantil
Período da Manhã
Entrada: 7h30 às 7h45
Saída: 12h00 às 12h15

Período da Tarde
Entrada: 13h15 às 13h30
Saída: 17h45 às 18h00

Ensino Fundamental
1ª a 4ª séries
Período da manhã
7h15 às 12h15

1ª a 4ª séries
Período da tarde
13h às 18h

5ª a 8ª séries
Período da manhã
7h às 12h30

Ensino Médio
1ª a 3ª séries
Período da manhã
7h às 12h30

1ª a 3ª séries
Período da tarde
14h15h às 16h40

Obs.: No Ensino Médio os alunos terão dois dias de aula no período da tarde. Estas aulas são da grade escolar, portanto obrigatórias. O horário será informado no início de janeiro.

Intervalos

O horário de retorno às aulas precedidas de intervalo deve ser rigorosamente respeitado, não sendo permitida a entrada depois do início da aula.
Ao final do intervalo, ao soar o sinal, o aluno deve dirigir-se à sala imediatamente. Caso fique fora da mesma, estará sujeito às sanções disciplinares.

Atrasos e Tarefas

O horário de início das aulas deve ser rigorosamente respeitado. No Ensino Fundamental (1a a 8a séries ) e no Ensino Médio, haverá tolerância de 15 (quinze) minutos após o sinal, no máximo, três vezes ao mês. Havendo contratempos, como a realização de exames laboratoriais, por exemplo, o aluno deverá entregar a justificativa para a Coordenação, que analisará e autorizará ou não a sua entrada no Colégio. A Lei fixa a exigência de um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência, considerando o total de horas letivas para aprovação. O aluno tem direito a faltar até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do referido total. Se ultrapassar esse limite, estará reprovado no período letivo correspondente.

Educação Física

O uso do uniforme é obrigatório.
Os alunos que necessitem de dispensa de Educação Física terão que entregar na Secretaria, atestado médico que comprove a impossibilidade da realização das atividades.

Saídas Extraordinárias

A saída antes do término do período de aulas (dispensa), só será permitida mediante a solicitação dos pais ou responsáveis e autorização da Coordenação/Direção.

Sala de Aula/Multimeio

A sala de aula é o espaço onde o aluno desenvolve os trabalhos ao longo do ano. Por isso, é essencial que ele a respeite e a conserve bem, mantendo-a sempre limpa e utilizando-a somente para fins pedagógicos. Não é permitido fumar nas salas de aula e demais dependências da Escola e não é permitido permanecer dentro das mesmas durante os intervalos.

Ocorrências Disciplinares

Quando o aluno deixar a sala de aula por atitudes que desrespeitem o ambiente escolar, é encaminhado à Direção, que tomará as medidas pertinentes ao Regimento da Escola. No caso de suspensão, o aluno fica excluído nesse período das atividades oferecidas pelo Colégio, inclusive avaliações, sendo o fato comunicado aos pais ou responsáveis. É importante que alunos e pais conheçam o Regimento Escolar que se encontra à disposição na Escola.

Material Didático

Adequado aos modernos padrões de ensino e atualizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o material didático, necessário à metodologia especial de ensino do Colégio é elaborado por professores e coordenadores do Sistema Anglo de Ensino. O material didático é composto por apostilas-caderno, com conteúdo a ser trabalhado em aula, juntamente com as tarefas diárias.
O material foi concebido para dar prosseguimento aos estudos. A transição de um ano ao outro não apresenta surpresas, nem para os alunos nem para os pais. Cuidamos com muito zelo das passagens:

* Educação Infantil para o Ensino Fundamental;
* Ensino Fundamental para o Ensino Médio;
* Ensino Médio ao pré-vestibular.

É imprescindível portar o material escolar em perfeita ordem para acompanhar as aulas e, assim, obter um bom aproveitamento.

Uniformes

Os uniformes, além de mais práticos, são uma maneira de identificação dos nossos alunos.
O uso do uniforme é obrigatório.
O aluno não poderá entrar no prédio sem o devido uniforme para qualquer atividade escolar.


Não é permitido o uso de sandálias tipo Havaianas.

O uniforme será constituído das seguintes peças:


- Camiseta com o logo Anglo,
- Calça: corsário suplex com o logo Anglo (feminino) Jeans azul (não bordado ou rasgado),
- agasalho tactel azul (jaqueta e calça) e /ou
- moleton azul com o logo Anglo,
- Bermuda de tactel com logo Anglo.

Observação: Não será permitido o uso de camiseta modelo baby (curta) com calça abaixo da cintura, O uso de bermuda suplex (feminino) é exclusiva para as aulas de Educação Física.

Uniforme de Educação Física

Masculino: Bermuda e camiseta da escola
Feminino: Bermuda suplex ou corsário suplex e camiseta da escola

Secretaria

Os alunos devem procurar a Secretaria quando tiverem dúvidas referentes aos itens:

1. Documentação
2. Atestados
3. Adaptações
4. Dependência
5. Falta por motivo de doença - Comparecer à Secretaria no início do ano letivo é importante para verificar também, as adaptações, se forem necessárias.

Documentação

A regularização da matrícula por parte do Colégio, está condicionada ao recebimento dos documentos do aluno. Por isso, toda documentação exigida na matrícula deverá ser entregue à Secretaria até o início das atividades escolares. Findo esse prazo e não tendo sido entregue a documentação exigida, a matrícula poderá ser cancelada.

Sistemas de Avaliação

A avaliação é um processo constante de análise e reorganização do trabalho escolar. Na primeira semana de aula, os professores detalharão para os alunos os critérios que serão usados durante o ano letivo.
A recuperação de conteúdos não alcançados é feita durante o ano letivo ao final dos bimestres, paralelamente ao desenvolvimento dos trabalhos escolares e ao final do ano.

Serão utilizados na avaliação de aproveitamento do aluno, trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras ou outros instrumentos que o professor considerar importante no processo.

Os resultados da avaliação serão expressos em notas que variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com intervalos de cinco décimos. O resultado da avaliação será traduzido bimestralmente em uma nota, totalizando 4 (quatro) notas ao final do ano letivo.

A média final do aluno em cada componente curricular, será obtida pela soma das notas bimestrais dividida por 4 (quatro) e será o indicador para os fins de promoção, recuperação e retenção.
A média de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco) significa que o aluno ficou retido e de 6,0 (seis) a 10,0 (dez) que ele foi promovido.

Para o cálculo da média final de cada componente curricular, a decimal será aproximada, observando os critérios: até quatro décimos para o inteiro imediatamente inferior e igual ou superior a cinco décimos, para o inteiro imediatamente superior.

O sucesso nas avaliações do Anglo depende de aulas bem assistidas e bem estudadas, com as tarefas realizadas. É fundamental que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos, analisem os boletins e lhes dêem o apoio necessário para superar eventuais dificuldades.

Revisão de Provas

O aluno deverá solicitar revisão de provas no máximo 3 (três) dias úteis após a divulgação da nota da disciplina. O resultado deverá ser procurado na Coordenação ou na Secretaria.

Notas e Faltas

A Coordenação está à disposição para o atendimento aos alunos, sempre que tiverem dúvidas quanto às notas, faltas, avaliações e horário de aulas. A Coordenação também dá orientações sobre os trabalhos bimestrais dos alunos que se matricularem no transcorrer do ano letivo (adaptações).
Pede-se uma atenção especial para as avaliações e para os horários das mesmas.

Ausência nas Avaliações

O aluno que deixar de realizar prova na data pré-estabelecida
poderá fazer prova substitutiva somente mediante a apresentação de atestado médico, que deverá ser apresentado até dois dias após a ausência do aluno, pois essas provas serão agendadas a critério da Coordenação/Direção.

Reunião com Responsáveis/Boletins

Nas reuniões do Colégio são passadas as informações gerais referentes ao bimestre (recuperação/projetos/ avisos gerais),bem como o atendimento dos pais pelos professores.
A cada bimestre, os pais recebem o boletim com as notas. Os pais/responsáveis devem ficar cientes das notas de seus filhos. Os boletins somente serão entregues aos responsáveis e não aos alunos.


Deveres do Aluno

a) Comparecer pontualmente às aulas, avaliações e outras atividades preparadas e programadas;
b) Incumbir-se das obrigações que lhes forem atribuídas pela Direção e professores;
c) Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
d) Estar de posse e apresentar exclusivamente o material escolar exigido para as aulas, zelando pela sua garda;
e) Justificar ausências quando solicitado;
f) Apresentar-se devidamente uniformizado em todas atividades escolares;
g) Usar de probidade na execução de avaliações e demais atos escolares;
h) Participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades ou festas escolares;
i) Ocupar sempre o lugar que lhe for destinado;
j) Comportar-se adequadamente dentro e nas adjacências do Colégio;
k)Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo critérios da Direção;
l) Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes da última aula ou trabalho sem ordem da direção;
m) Manter em dia os seus compromissos com a Tesouraria;
n) Atender à convocação da Direção, Coordenação e dos Professores.

Proibições

a) Promover, sem autorização da Diretoria, rifas ou venda de qualquer espécie;
b) Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imediações;
c) Portar objetos perigosos;
d) Ocupar-se, durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às mesmas, impedindo-o que desenvolva sua aula a contento de todos;
e) Participar, dentro ou fora do Colégio, de atos ofensivos à moral e ao pudor;
f) Fumar nas salas de aulas ou demais dependências da escola;
g) Alimentar-se dentro da sala de aula;
h) Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do prédio ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
i) Ausentar-se das aulas ou da escola sem a devida autorização;
j) Jogar baralho nas dependências da escola;
k) Permanecer nos arredores da escola, por motivo não justificado, após o término das aulas;
l) Uso de aparelhos celulares no Colégio;
m)Uso de walkman durante as aulas.

Observações: O Colégio não se responsabiliza por danos, roubos e extravios de materiais que não sejam os escolares.

Direitos do Aluno

a) Ser respeitado por todo o pessoal do Colégio e pelos alunos;
b) Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;
c) Ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, político, de raça e de cor;
d) Ser orientado em suas dificuldades;
e) Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
f) Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados;
g) Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho, dentro do prazo estipulado pelo Colégio.

Coordenação Pedagógica/ Orientação Vocacional

A Coordenação é o elo entre professores, alunos, pais/responsáveis e escola. Ela está à disposição para qualquer informação sobre a vida escolar do educando.
A Orientação Vocacional está preparada para acompanhar, com toda a atenção e interesse, a vida escolar do aluno, objetivando, desta forma, os melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Setor de Vestibular

Nesse setor, o aluno é orientado sobre tudo o que acontece em cada vestibular no Brasil: prazos de inscrições, taxas, datas, locais dos exames, relação de todas as faculdades e respectivos números de vagas, etc. Além disso, o setor de vestibulares do Colégio Anglo providencia a inscrição para o exame em quase todas as faculdades do país.

Simulados

Os simulados são oferecidos aos alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (no 4º bimestre) e bimestralmente no Ensino Médio, em datas estipuladas pelo Sistema Anglo de Ensino. Mais do que provas comuns, estes representam para quem os faz, uma oportunidade antecipada de testar conhecimentos, numa simulação com as características dos exames vestibulares. A nota do simulado será considerada para o fechamento das médias bimestrais.

Plantão de Apoio - Tira Dúvidas

Levando-se em conta o grande número de exercícios propostos que o estudante deverá resolver, é claro que dúvidas surgirão. O Colégio oferece aulas de apoio nas disciplinas de Português e Matemática para o Ensino Fundamental, e Plantão tira-dúvida em Matemática, Física e Química para o Ensino Médio .

Biblioteca

A Biblioteca é o local que o aluno do Colégio Anglo freqüentará com prazer para realizar pesquisas, consultas e retirar livros. O aluno deverá respeitar o horário de funcionamento e as regras para os empréstimos de livros.

* A Biblioteca funcionará nos horários estipulados pela Coordenação/Direção no início do ano letivo;
* O aluno somente poderá ficar na Biblioteca fora do período de aula;
* O aluno poderá retirar no máximo 2 livros a cada 7 dias;
* Caso haja atraso na devolução, será cobrada multa;
* O aluno poderá “navegar” na INTERNET somente para fazer pesquisas e consultas escolares. Cabe ao aluno agendar o horário, com antecedência, para a utilização da INTERNET.

Laboratórios

Os alunos poderão freqüentar os laboratórios de Multimeios, nas aulas de Prática e Ação e de Tecnologia e Informática, nas quais terão oportunidades de desenvolver posturas científicas, bem como associar teoria à prática.

EVENTOS E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Projetos Educacionais

São atividades interdisciplinares que visam o contato com a realidade, a integração de diversas áreas de conhecimento e a ampliação do conhecimento dos alunos para além dos conteúdos básicos. Dentro dos Projetos Educacionais, destacam-se:

1. Conhecendo a Comunidade;
2. Envolvimento Social e Esportivo;
3. Passeios Pedagógicos;
4. Construção de Valores.

 

 
     
     

Aulas Online
                 
               
     
     
     
 
 
     
     
     
  © 2007-2014, Todos os direitos reservados - Visualização: 1024 x 768